Blog
4 situações para explorar a transcrição de áudio

Resumidamente, a transcrição de áudio nada mais é do que passar um conteúdo falado para escrito. Isso tudo mantendo a fidelidade do que foi dito pelo orador. Assim sendo, o material final possui exatamente as mesmas falas contidas no áudio, porém, oferece maior facilidade para ser analisado.

Assim sendo, existem algumas situações em que investir em uma transcrição de áudio adequada pode ser a melhor solução disponível. Aqui, separamos 4 vezes em que contar com a transcrição de áudio profissional pode ser a melhor opção:

4 situações em que a transcrição de áudio é útil

1. Poupar o tempo

Em projetos de pesquisa, a transcrição de áudio é essencial para poupar o tempo do estudioso. Isso porque, ao transcrever um material, há uma grande otimização do tempo. Geralmente, é seis vezes mais rápido para entender um conteúdo escrito do que um conteúdo oral.

2. Fixar o que foi dito

As pessoas possuem uma grande memória visual. Assim sendo, apenas ouvir uma aula é uma coisa; contar com a transcrição de áudio desse mesmo material é outra. E essa ação pode ser levada para outros âmbitos: palestras, discursos, apresentações…

Assim como dito no tópico anterior, ao utilizar a transcrição você poupa o tempo - e, mais do que isso, fixa melhor aquilo que foi dito.

3. Oficializar o discurso

O que está no papel é oficial. Assim sendo, a transcrição de áudio é importante para oficializar discursos, ação essencial para processos criminais, por exemplo. Porém, é importante ressaltar que, para o meio jurídico, é indicado que a transcrição de áudio seja feita de maneira literal. Ou seja, é preciso que ela registre em texto exatamente tudo aquilo que está sendo dito. Inclusive erros de fala, pausas, possíveis hesitações e gaguejos, entre outros. Esses detalhes podem passar despercebidos por algumas pessoas, porém, são essenciais para um júri concluir suas decisões.

4. Facilitar o compartilhamento de informações

Ao transcrever um material, a sua divulgação se torna mais acessível. Assim, ele pode ser utilizado para a divulgação em plataformas que não suportam o áudio, como jornais e revistas.

Pense que você fez uma entrevista importante, que durou horas. Compartilhá-la assim, em áudio, de maneira bruta, exige tempo e suporte. Porém, ao fazer a transcrição, será muito mais fácil compartilhar essas informações em diferentes canais de comunicação.

Investindo em uma transcrição de qualidade

Com esses quatro tópicos, é possível compreender que a transcrição de áudio oferece várias vantagens para aqueles que investem nesse serviço. Ainda, vale lembrar que já existem ferramentas automáticas que fazem a transcrição de áudio. Porém, para garantir o profissionalismo e autoridade na transcrição, fazê-la de maneira manual ainda é a ação que entrega maior credibilidade naquilo que foi passado para o papel.

- Veja também: Ferramentas de Tradução X Tradução Profissional: quando escolher um ou outro

Ainda, não foi criado um conversor automático que consiga substituir de maneira adequada o trabalho de um bom transcritor. Assim sendo, se o objetivo da transcrição de áudio é apenas para assuntos não oficiais ou esboço, apostar nas ferramentas automáticas é uma saída. Porém, se há a necessidade de garantir um material final de mais qualidade, é importante contar com o trabalho de um profissional, que garanta a veracidade do material.

Precisa fazer a transcrição de áudio, mas possui dúvidas no assunto? Então entre em contato conosco!